Compartilhe

Notícias

Publicado em: 6 de junho de 2023

Categorias: Notícias

Dia da Logística

FONTE: Rodo Jacto

Com os crescentes desafios da nossa era, os conhecimentos logísticos se tornam cada vez mais importantes para a manutenção da sociedade moderna. Por isso, elaboramos este conteúdo em homenagem ao Dia da Logística, destacando o impacto dessa área sobre as nossas vidas.

Reunimos aqui desde as curiosidades sobre o surgimento da data até o cenário atual da profissão. Assim, conseguimos dar o devido destaque ao assunto, enaltecendo os profissionais e apontando sua participação na construção de um futuro ainda mais eficiente, prático e seguro. Acompanhe!

A origem do Dia da Logística

6 de junho de 1944, a fatídica data que entraria para a história como o Dia D, marcada pelo desembarque de mais de 24 mil soldados de várias nacionalidades na costa da Normandia, uma pequena região litorânea no noroeste da França.

Mas, afinal, qual a relação desse episódio com a atuação dos profissionais de logística? Acontece que o Dia da Logística também é comemorado em 6 de junho, homenageando a operação logística mais simbólica da história.

Operação Netuno

Militarmente conhecida como Operação Netuno, o desembarque no litoral francês representou um esforço dos Países Aliados contra a Força Militar Alemã, que ocupava e defendia a região com um enorme poderio bélico.

Em termos logísticos, a operação recebe a atenção dos historiadores pelo alto nível de complexidade estratégica no que diz respeito ao deslocamento, tempo, defesa, posicionamento e resistência. Para além das dificuldades inerentes ao combate, variáveis atmosféricas prejudicaram a inicialização do plano, que, a princípio, sofreu um adiamento de 24 horas.

No entanto, o escopo do planejamento militar era absolutamente restrito, exigindo que condições marítimas, astronômicas e climáticas fossem respeitadas para maximizar as chances de sucesso da operação. Por conta disso, o mero adiamento inicial de 24 horas se prolongou por algumas semanas, até que se encontrasse a janela perfeita para o início da invasão.

Logística de guerra

Como você pôde ver, os desafios se acumulavam em tempo real, obrigando a readaptação estratégica e exigindo flexibilidade dos comandantes da época. Mas, diferentemente do que acontece na logística moderna, a logística de guerra é muito mais severa do que se pode imaginar.

Como exemplo, destacamos as consequências provocadas pelo atraso do plano. Acredita-se que Erwin Rommel, Comandante do Exército Alemão, tenha utilizado desse período para fortalecer as posições de defesa na Muralha do Atlântico, seguindo a orientação de Adolf Hitler, que observou a possibilidade de uma invasão pelo litoral francês.

No fim das contas, o saldo da operação que deu origem ao Dia da Logística foi positivo às Forças Aliadas, ainda que à custa de milhares de vidas de ambos os lados.

Para a humanidade, a dificuldade estratégica daquela operação rendeu inúmeras obras literárias e cinematográficas, descrevendo tanto o sentimento dos envolvidos, como a organização da maior invasão marítima de toda a história, contributiva para o fim da Segunda Guerra Mundial.

Ainda que a data tenha um passado sombrio, vale destacar que foi o conhecimento logístico da época que tornou possível minimizar as baixas, conciliando variáveis de todos os tipos para alcançar um objetivo ousado em um cenário difícil. E esse é o motivo de a logística ser homenageada no dia 6 de junho.

O atual panorama do setor logístico

Hoje em dia, distante dos ecos da guerra, a logística serve quase que exclusivamente às necessidades produtivas e comerciais da nossa sociedade — ainda que siga com um papel importante na realização de exercícios militares, políticas públicas, filantropia etc.

Assim como nas demais áreas, o conhecimento logístico foi alavancado pela transformação digital, com o emprego de tecnologia de ponta no segmento.

Da maneira como o setor foi configurado, atua diretamente na otimização de processos. Com um foco claro sobre a eficiência, as inovações logísticas da atualidade se concentram na resolução de problemas cotidianos ao:

  • reforçar a segurança no ambiente de trabalho;
  • aplicar o conceito do omnichannel;
  • melhorar o aproveitamento de recursos;
  • aumentar a produtividade;
  • padronizar processos;
  • qualificar equipes;
  • eliminar desperdícios;
  • reduzir atrasos.

Para atingir cada um desses objetivos, as empresas contam com especialistas na área. A missão desses profissionais é tornar a operação enxuta, eficiente e responsável, inclusive com a aplicação de conceitos cada vez mais importantes, como a logística sustentável.

 

As perspectivas para o futuro da logística

Acima de qualquer coisa, é importante notar que essas perspectivas já estão sendo colocadas em prática por grandes empresas multinacionais, que, historicamente, ditam os rumos da modernização produtiva ao longo do tempo. Dê uma olhada!

Automação

Sem sombra de dúvidas, esse conceito é a coluna vertebral da Logística 4.0. Como você deve saber, a automação é a prática de excluir o fator humano de tarefas repetitivas, seja na emissão de documentos, conferência de itens ou, até mesmo, na condução de veículos.

O último exemplo é o que exercerá o maior impacto sobre a humanidade, tanto em termos econômicos como no cotidiano logístico. A expectativa é de que essa tecnologia reduza custos de transporte, manutenção e abastecimento de maneira drástica.

Sustentabilidade

A economia mundial está trilhando um caminho rumo a predominância de soluções sustentáveis. Além do reaproveitamento de materiais e descarte correto de resíduos, outro grande exemplo é a substituição das energias fósseis, como o petróleo, por fontes elétricas, abastecida por fazendas eólicas, painéis solares, entre outras soluções intermediárias.

Como consequência positiva, a adequação da matriz energética das indústrias e dos transportes provocará uma intensa redução na emissão de poluentes na atmosfera, acelerando a manutenção ambiental, cada vez mais necessária.

Por último, há o fator mercadológico. Afinal, a consciência ambiental vem crescendo rapidamente no campo do debate popular. Por conta disso, o tempo fará com que exista uma maior pressão dos consumidoressobre as empresas, estimulando uma migração forçada para preservar a reputação da marca e garantir sua sobrevivência no mercado.

Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data e Internet das Coisas

Para encerrar, os quatro conceitos mais promissores da nova era da informação. Combinadas, essas tecnologias prometem revolucionar o mercado. Para a logística, essas ferramentas conseguem aprimorar o controle de estoque, o acompanhamento de rotas, o rastreamento de etapas e a previsibilidade da operação, com uma margem de erro cada vez menor.

Concluímos este post em tom de reverência a todos os profissionais da área logística. Vocês serão cada vez mais importantes para a configuração de uma sociedade capaz de produzir e atender a necessidade de todos, aliando inteligência, velocidade e planejamento.

Portanto, amigo leitor, desejamos a você um feliz Dia da Logística! Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e parabenizar os seus colegas de profissão!

Notícias Relacionadas

fonte: g1 veja pontos derrubados pela Corte: Ministros julgaram ação que questionou a Lei 13.103…
FONTE: PORTAL DO TRÂNSITO A falta de um planejamento sistêmico pode impactar no congestionamento de…
Fonte: INFOMONEY Pesquisador do IBGE diz que o setor de serviços foi impulsionado por um…
Fonte: Portal NTC O trabalho detalha, pela primeira vez, as condições mais críticas da malha rodoviária em relação…
Fonte: Ecommerce Brasil Acompanhando as dificuldades enfrentadas pelo mundo nos últimos anos, o cenário empresarial…
Fonte: Bem Paraná As grandes empresas trabalham com seus setores em sinergia para que tudo…
Fonte: O Presente Rural Seja dentro ou fora do campo, a logística é uma das…
Fonte: Mundo Logística O 5G promete revolucionar a transmissão de dados digitais e os impactos…
Fonte: Porto Gente Em um cenário em que o atraso na entrega é a principal…
Fonte: Jornal do Comércio As empresas estão se preparando para aumentos mais acentuados nos preços…
Fonte: Mercado e Consumo Com a realização dos leilões de privatização do 5G no ano passado, o…
Fonte: Porto Gente A Logística é a espinha dorsal de qualquer economia e a força…