Compartilhe

Notícias

Publicado em: 12 de abril de 2024

Categorias: Notícias

Como fazer uma boa logística de transporte

Com tantos desafios e dificuldades que as transportadoras enfrentam, fica até difícil pensar em como colocar em prática uma logística de transporte eficiente.

Mas calma, vamos mostrar que é possível ter uma estratégia de logística eficaz para sua transportadora, independente dos fatores externos que fogem do controle da sua gestão.

1. Roteirize suas entregas

Ter um planejamento das suas rotas é primeira dica que podemos te falar. Só que não é apenas saber o trajeto mais rápido que o seu motorista vai seguir até chegar ao destino.

É preciso ter uma roteirização inteligente das suas entregas, considerando diversos fatores que vão entregar um caminho seguro, econômico e personalizado para as suas necessidades.

Esse conjunto de benefícios é possível de ser alcançado através dos sistemas de roteirização, que fazem o cálculo inteligente da rota considerando:

  • as janelas de entrega dos seus clientes;
  • o trânsito e as restrições da região;
  • as prioridades de entrega;
  • a distribuição das mercadorias nos veículos;
  • os horários de trabalho dos motoristas;
  • e muito mais.

Saiba mais: GESTÃO LOGÍSTICA SOFTLOG

2. Monitore cada etapa do frete

Além de um bom time para ajudar no monitoramento da frota nos transportes, é importante ter um sistema digital que te ofereça uma visão macro de cada operação, desde a ordem de serviço que foi aceita até a entrega final.

São sistemas para transportadoras como o da monitoramento da Softlog, que permite o gerenciamento completo de tudo o que envolve o transporte de cargas.

3. Gerencie sua frota

Já falamos nesse artigo como os custos relacionados à frota de veículos impactam na logística de transporte e muitas vezes impedem a transportadora de lucrar mais com o seu negócio.

Para sanar esse problema, hoje é possível contar com softwares especializados na gestão de frota para gerenciar todos os processos relacionados aos veículos e trazer mais economia para a transportadora.

São funções como manutenção preventiva, controle de combustível, controle de pagamentos, multas e outras funcionalidades que otimizam o dia a dia da transportadora e reduzem os custos com a frota, além de trazer mais vida útil aos veículos.

4. Use a tecnologia a seu favor

Você já deve ter percebido que falamos bastante de ferramentas digitais, não é? Isso porque não há como fugir! Os softwares são o braço de direito de qualquer negócio hoje em dia, principalmente no setor de transporte de cargas.

As ferramentas especializadas na gestão de transporte são necessárias não só para melhorar as atividades da sua transportadora, mas também para conectar você aos embarcadores sem muito esforço.

É o caso dos portais de frete online, onde uma empresa de transporte cadastra sua tabela de frete e é exibida todos os dias para pessoas interessadas no serviço de entrega.

E ao contrário do que se pode pensar, é possível adquirir esses sistemas por um preço acessível e dominar as ferramentas através de treinamentos oferecidos pela empresa que vende a solução.

Lembre-se: tecnologia sempre será um bom investimento quando você escolhe a ferramenta certa!

5. Construa relacionamento com os envolvidos

Por fim, como última dica para você praticar uma boa logística de transporte, sugerimos que você construa/mantenha um bom relacionamento com as partes envolvidas na cadeia de suprimentos.

Muitas vezes, o sucesso das suas operações não depende apenas das suas entregas. Por isso, construir uma parceria com seus clientes, com os fornecedores dos seus clientes e os seus próprios fornecedores logísticos é fundamental para que essa logística funcione.

Isso porque em muitos momentos você vai pedir a compreensão de alguma parte envolvida em casos de algum problema operacional e vice-versa. É dessa forma que os processos da cadeia trabalham de forma sincronizada e todos saem ganhando.

Vantagens da logística de transporte

E aí, percebeu a importância desse universo logístico? Quando bem aplicada, a logística de transporte só traz benefícios para a transportadora.

1. Otimiza o tempo de trabalho, já que a ajuda de profissionais qualificados e uma boa estratégia geram um monitoramento mais eficiente das operações e consequentemente mais ágil, além de entregas mais rápidas quando os gargalos são resolvidos facilmente.

2. Oferece a oportunidade de diminuir os custos com transporte, através de tecnologias focadas em aumentar a produtividade da transportadora e eliminar obstáculos que geram despesas evitáveis.

3. E por último, proporciona um serviço de entrega satisfatório, uma vez que a capacitação dos seus funcionários associada às soluções que os sistemas de transporte oferecem têm um importante objetivo em comum: fazer com que a entrega chegue no momento certo e com a mercadoria atendendo às expectativas do cliente.

Notícias Relacionadas

FONTE: Hivecloud Falar sobre logística de transporte, atualmente, exige de nós pensarmos além da operação…
FONTE: Blog Truck A logística desempenha um papel essencial no funcionamento de qualquer empresa ou…
FONTE: TOTVS Entender as tendências para logística em 2024 é o primeiro passo para visualizar…
FONTE: CNN BRASIL Veja o atual cenário das mulheres na tecnologia, quais são os principais…
fonte: g1 veja pontos derrubados pela Corte: Ministros julgaram ação que questionou a Lei 13.103…
FONTE: PORTAL DO TRÂNSITO A falta de um planejamento sistêmico pode impactar no congestionamento de…
FONTE: Rodo Jacto Com os crescentes desafios da nossa era, os conhecimentos logísticos se tornam cada…
Fonte: INFOMONEY Pesquisador do IBGE diz que o setor de serviços foi impulsionado por um…
Fonte: Portal NTC O trabalho detalha, pela primeira vez, as condições mais críticas da malha rodoviária em relação…
Fonte: Ecommerce Brasil Acompanhando as dificuldades enfrentadas pelo mundo nos últimos anos, o cenário empresarial…
Fonte: Bem Paraná As grandes empresas trabalham com seus setores em sinergia para que tudo…
Fonte: O Presente Rural Seja dentro ou fora do campo, a logística é uma das…