Compartilhe

Notícias

Publicado em: 15 de março de 2024

Categorias: Notícias

Tendências para o setor Logística em 2024: do ESG ao ecossistema digital!

FONTE: TOTVS

Entender as tendências para logística em 2024 é o primeiro passo para visualizar o que vai impulsionar o mercado no próximo ano e, com isso, garantir avanços importantes para elevar a operação e mantê-la alinhada às necessidades do setor.

As empresas do ramo logístico têm observado um crescimento incentivado pelo aumento das compras online e a perspectiva para 2024 segue positiva.

Ao longo deste conteúdo vamos compartilhar com você a visão de Angela Gheller, diretora de produtos de logística da TOTVS, sobre os principais pontos de atenção para o próximo ano. Aproveite a leitura!

As tendências e inovações para o setor Logístico em 2024

A previsão para o próximo ano é que o setor logístico siga o sentido de recuperação que tem conquistado desde 2022. 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2022, a área de transportes apresentou um crescimento de 13,3% e foi a principal responsável pelo maior patamar histórico do setor de serviços no país: 8,3% na taxa anual.

Com perspectivas de manter esse cenário de crescimento, conhecer as tendências de logística para 2024 é um passo fundamental na caminhada para o sucesso.  

“Por isso, estudar o mercado e encontrar as soluções ideias para o seu negócio – de acordo com seu nível de maturidade – é a chave para se manter relevante no mercado”, destaca Angela.

A diretora de produtos de logística da TOTVS falou sobre os pontos que merecem a sua atenção no próximo ano. Confira quais são eles a seguir.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma realidade crucial para a logística, sendo uma grande aliada no desenvolvimento estratégico para uma operação ágil e adaptável às mudanças constantes do mercado.

Muito além de otimizar rotas, a tecnologia permite uma previsão de demandas, automação de tarefas e personalização de serviços de acordo com as demandas do segmento. 

“A inteligência artificial também tem um papel fundamental na análise preditiva, fornecendo às empresas insights estratégicos e evitando o surgimento de problemas inesperados”, reflete Angela.

Gestão data driven

Para Angela, inteligência artificial e os dados devem caminhar juntos entre as tendências de logística para 2024 na gestão operacional, com foco em estratégias cada vez mais precisas. 

“Para que o uso da IA se torne realmente efetivo nas empresas, é preciso ter uma gestão data driven, ou seja baseada em dados – e dados de qualidade”, argumenta a diretora de produtos de logística da TOTVS.

Angela destaca que a combinação desses dois fatores traz inúmeros benefícios, como:

  • gerenciamento de estoque;
  • melhora na tomada de decisões;
  • previsão mais assertiva de demandas;
  • panorama de dados em tempo real para otimização de rotas.

Com esses pontos otimizados pela tecnologia da IA e do data drive, é possível aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos gerais da cadeia de suprimentos.

Agenda ESG

Outro tema de destaque entre as tendências da logística em 2024 é a agenda ESG, que traz as pautas sociais, de sustentabilidade e de governança para o foco do mercado. 

“É importante olhar com atenção para o seu entorno, fomentando iniciativas que beneficiem toda a comunidade ao redor, indo além da sua atividade principal”, destaca Angela. 

A diretora de produtos de logística da TOTVS elenca algumas práticas que podem ser implementadas pelo setor em 2024, como:

  • gestão de frotas com foco na redução do consumo de combustível;
  • uso de veículos com eficiência de consumo energético;
  • implementação de rotas de entrega mais eficientes;
  • uso de tecnologias de rastreamento.

Avanços do 5G

Os avanços da tecnologia 5G trazem muitas transformações para o setor logístico e podem auxiliar de diferentes maneiras. 

Com alta velocidade e conectividade de qualidade, esse tipo de serviço permite agilizar processos e aproveitar soluções digitais com maior precisão. 

“Facilita a comunicação com motoristas e a transferência de grandes volumes de dados em tempo recorde, possibilitando tomadas de decisão mais estratégicas, além de contribuir para o desenvolvimento e adoção de inovações, como o uso de drones e veículos autônomos”, destaca Angela. 

Gestão avançada de estoque

“Com a digitalização da cadeia de abastecimento, é preciso ter um controle mais rigoroso dos processos de armazenamento, garantindo maior velocidade e eficiência às operações”, argumenta Angela.

Nesse contexto, a diretora de produtos de logística da TOTVS fala sobre o papel cada vez mais importante dos sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS).

“Além de aprimorar a gestão e a visibilidade do estoque, e automatizar processos, soluções WMS fornecem dados em tempo, minimizando perdas e melhorando a satisfação do cliente”, explica. 

Ecossistemas Digitais

De acordo com o relatório “Raio X da logística no Brasil em 2023”, da trackage, 42,9% das empresas do ramo já utilizam três ou mais sistemas de gestão para digitalizar atividades da operação logística. 

Para Angela, os ecossistemas digitais integram as tendências da logística para 2024 mencionadas anteriormente e auxiliam na evolução da supply chain como um todo. 

O objetivo desse movimento é justamente integrar diferentes soluções tecnológicas capazes de contribuir para a eficiência e otimização da operação. 

“Por meio do uso de sensores, IoT (internet das coisas), rastreadores, ferramentas de análise de dados avançadas, sistemas de gestão e automação de tarefas, as empresas já estão desenvolvendo importantes ecossistemas em suas operações”, afirma Angela.

A tecnologia como aliada da Logística

Ao conhecer as principais tendências da logística em 2024, a força do papel desempenhado pela tecnologia fica claro: ela integra e compõe as inovações mais importantes para o desenvolvimento do setor.

“Vemos um ambiente onde a conquista da eficiência, a otimização de processos e da gestão de custos se torna cada vez mais fundamental”, diz Angela.

“E a tecnologia deve desempenhar um papel ainda mais central nas empresas,

apoiando seu crescimento, produtividade e sua estratégia de negócios voltada para

resultados”, completa. 

Conclusão

Inteligência artificial, data driven, 5G: as tendências de logística em 2024 fazem parte de um cenário dinâmico, de evolução e alto potencial de desenvolvimento, mas precisam ser aplicadas de forma estratégica para trazer os resultados desejados.

A presença e a importância da tecnologia entre as tendências para o próximo ano é inegável, o que reforça a necessidade de se adaptar a esse contexto digital e buscar ferramentas para agregar eficiência ao seu negócio.

Notícias Relacionadas

Com tantos desafios e dificuldades que as transportadoras enfrentam, fica até difícil pensar em como…
FONTE: Hivecloud Falar sobre logística de transporte, atualmente, exige de nós pensarmos além da operação…
FONTE: Blog Truck A logística desempenha um papel essencial no funcionamento de qualquer empresa ou…
FONTE: CNN BRASIL Veja o atual cenário das mulheres na tecnologia, quais são os principais…
fonte: g1 veja pontos derrubados pela Corte: Ministros julgaram ação que questionou a Lei 13.103…
FONTE: PORTAL DO TRÂNSITO A falta de um planejamento sistêmico pode impactar no congestionamento de…
FONTE: Rodo Jacto Com os crescentes desafios da nossa era, os conhecimentos logísticos se tornam cada…
Fonte: INFOMONEY Pesquisador do IBGE diz que o setor de serviços foi impulsionado por um…
Fonte: Portal NTC O trabalho detalha, pela primeira vez, as condições mais críticas da malha rodoviária em relação…
Fonte: Ecommerce Brasil Acompanhando as dificuldades enfrentadas pelo mundo nos últimos anos, o cenário empresarial…
Fonte: Bem Paraná As grandes empresas trabalham com seus setores em sinergia para que tudo…
Fonte: O Presente Rural Seja dentro ou fora do campo, a logística é uma das…