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Publicado em: 18 de setembro de 2020

Categorias: Dicas, Agronegócio

TI aplicada à logística: tendências e a revolução 4.0

Fonte: Baguete

Possuir a TI (Tecnologia da Informação) adequada à logística é uma etapa crucial para alcançar eficiência na cadeia de suprimentos. No entanto, tomar a decisão de aplicar a TI na gestão de um armazém e transporte é apenas a primeira etapa.

Sabemos que uma implementação bem planejada, de acordo com as características do negócio, é tão importante quanto a escolha dos sistemas a serem incorporados. Um bom sistema, aplicado incorretamente, pode levar a resultados negativos, como custos inesperados e baixa produtividade. Conhecimento e planejamento são um dos fatores mais importantes.

Primeiramente, antes de falar de TI aplicada à Logística, vamos à definição da Logística. Uma das definições mais abrangentes é a de JG Vantine, em seu livro A Administração Estratégica da Logística, em coautoria com Douglas M. Lambert e James R. Stock:

“Logística é parte integrante da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao ponto de consumo de modo a atender os requerimentos dos clientes”.

Da mesma obra é possível retirarmos a definição de Supply Chain Management: "... é a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros."

Após as definições de logística e supply chain, passamos para a tecnologia, onde a etimologia da palavra que vem do grego deve ser separada em duas partes: “téchne”, que pode ser definida como arte ou ofício e “logia”, que significa o estudo de algo.

Recorrendo ao dicionário Houaiss, temos a seguinte definição básica sobre o que é tecnologia: “1. Tratado das artes em geral. 2. Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral ..."

O conceito do dicionário não deixa muito claro o que é a tecnologia. Assim, podemos dizer que a tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e/ou facilitar o trabalho com a arte, a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa específica.

Dessa forma, ela pode ser aplicada em diversas tarefas diferentes – aparecendo em situações que poucas pessoas consideram envolver a tecnologia. O simples aproveitamento dos recursos naturais e a transformação do ambiente ao seu favor, por exemplo, é capaz de ser considerado como um movimento tecnológico.

Segundo Laudon e Laudon (2003), "Sistemas de informação são um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização."

Já Tecnologia da Informação (ou simplesmente TI) é um conjunto de tecnologias utilizadas para o processamento e armazenamento de dados e comunicação entre pessoas e organizações.

Com o uso de computadores, softwares, redes, Internet e o envolvimento de profissionais especializados, a TI tem como objetivo fazer com que essas atividades sejam elaboradas de forma cada vez mais rápida, inteligente e segura.

Desta forma, Tecnologia da Informação abrange todas as atividades e soluções privadas por recursos computacionais. Tecnologia da Informação é uma área que usufrui da computação para trabalhar com as informações, no sentido de produzir, armazenar, transmitir ou usar.

Por fim, gosto muito de como o termo tecnologia é utilizado no livro O dilema da informação de Clayton M. Christensen, que define: "... é o conjunto de processos pelos quais uma organização transforma mão de obra, capital, materiais e informação em produtos e serviços de grande valor”.

Entre os sistemas essenciais mais utilizados que auxiliam nos procedimentos realizados e na gestão do dia-a-dia, estão WMS, TSM e Plataforma Digital.

WMS (Warehouse Management System) em inglês, e Sistema de Gerenciamento de Armazém em tradução literal, é um software que ajuda a controlar e gerenciar as operações do dia-a-dia em um centro de distribuição.

O software WMS orienta o recebimento e armazenamento do estoque, otimiza a coleta e o envio dos pedidos e orienta na reposição do estoque. No início, os sistemas de gerenciamento de estoque de armazém forneciam funções simples, principalmente informações de localização de armazenamento.

Hoje, a amplitude da funcionalidade do WMS pode variar muito, desde as melhores práticas básicas de coleta, embalagem e funcionalidade de remessa até programas sofisticados que coordenam interações avançadas com manuseio de materiais, interação com dispositivos, sensores e robôs, além da integração com Inteligência Artificial.

Os bons sistemas devem se tornar um WMS Cognitivo. Um WMS que contemple a ciência da intralogística junto com inteligência artificial (Warehouse Science with AI) com as seguintes características: Orquestração de tarefas (perfis e métricas x tarefas inter-relacionais x prioridades), tarefas preditivas: armazenamento, reabastecimento e transferências; algoritmos avançados de menor caminho; sem ondas (waveless); integração com sensores IoT (Internet of Things); apto à Logística (Indústria) 4.0.

TMS (Transportation Management System) em inglês, e Sistema de Gerenciamento de Transporte em tradução literal, é um software que ajuda a controlar e gerenciar as operações do dia-a-dia em um transportador e/ou operador logístico integrado.

Um TMS fornece visibilidade das operações de transporte do dia-a-dia, informações e documentação de conformidade comercial e garante a entrega oportuna de cargas e mercadorias.

Os Sistemas de Gerenciamento de Transporte também agilizam o processo de envio e tornam mais fácil para as empresas gerenciar e otimizar suas operações de transporte, sejam elas terrestres, aéreas ou marítimas.

Um TMS ajuda a empresa a selecionar o modo ideal de envio e a melhor transportadora, com base no custo, eficiência e distância, incluindo a otimização de rotas de transportadoras com vários trechos.

Os recursos dos sistemas TMS variam amplamente, mas podem incluir comunicação com transportadoras, documentação e rastreamento de remessas e assistência com faturamento e liquidação de frete.

Algumas soluções avançadas de TMS também fornecem serviços de rastreamento, permitindo a troca de informações em tempo real entre transportadoras, distribuidores, depósitos e clientes. Elas geralmente incluem a capacidade de medir o desempenho com relatórios, painéis, análises e inteligência de transporte.

As principais características de um TMS são integração com empresas (B2B) e governo (e-Gov); custos de frete e modal; algoritmos avançados de menor rota integrado com sistema de gerenciamento de risco; apto à Logística (Indústria) 4.0.

Plataforma digital – Uma plataforma digital ajuda a organizar e disponibilizar todas as informações relacionadas ao processo logístico e transporte, transformando o monitoramento proativo da cadeia de suprimentos em um diferencial competitivo.

Alguns benefícios de usar uma plataforma integrada de informações são: acompanhamento remoto e em tempo real do andamento de cada tarefa, seja no processo da intralogística, seja no processo de entrega; acompanhamento de informações de estoque de produtos, por lote, data de vencimento e data crítica; indicadores de desempenho do nível de serviço em tempo real; assinatura de confirmação de recebimento direto na tela do celular; foto de comprovação de entrega e/ou registro da ocorrência (POD proof of delivery); tracking and trace; tempo de descarga por entrega e/ou destinatário; assistentes digitais, frequentemente chamados de chatbots, que oferecem respostas imediatas e conversacionais às informações de remessa, levando a uma maior satisfação do cliente; integração com inteligência artificial.

 

Tendências

As crescentes inovações tecnológicas estão causando grandes ondas em todos os setores e a logística/ cadeia de suprimentos pode ser um dos setores mais afetados.

Conhecidamente por seu uso intenso de processos manuais e grandes quantidades de dados armazenados de diferentes maneiras e em diferentes lugares, o setor de logística talvez seja o que mais ganhe com a implementação de novas tecnologias e com o acompanhamento das tendências mais inovadoras em tecnologia de Supply Chain e Logística.

Abaixo, seguem 10 tendências de tecnologia para logística que devem impactar os segmentos de logística, transporte e armazenagem:

  • 5G - Conexões móveis de altas velocidades. Necessário para conectar todos os equipamentos.
  • IoT (Internet of Things) - Muitos dispositivos conectados à internet. Temperatura, umidade, etc.
  • 3D Printers - Impressão 3D pode mudar muita coisa. Makers fazendo EPIs durante a pandemia. No futuro muita coisa pode mudar no setor de logística com estoques e transportes.
  • Goods To Person - Goods-To-Person Automated Guided Vehicle usados na separação de pedidos nas operações internas dos centros de distribuições.
  • IA (Inteligência Artificial) - Inteligência artificial pode automatizar (ações) processos de armazém e transporte.
  • Data Science - Produção de insights aliados ao machine learning para gerar previsões.
  • Cloud - Escalabilidade, agilidade e competitividade.
  • Wearables - Utilização de equipamentos vestíveis nos processos realizados nos centros de distribuição, acelerando as tarefas.
  • Blockchain - Solução para problemas de confiabilidade de informação e rastreabilidade.

 

Indústria 4.0

Indústria 4.0 é um conceito de indústria que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

O termo Indústria 4.0 se originou a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia. O termo foi usado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011. Em abril de 2013 foi publicado na mesma feira um trabalho final sobre o desenvolvimento da indústria 4.0.

Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

Aqui vale um adendo. Eu acredito que o nome deveria ser Revolução 4.0, pois os conceitos e abrangência desta revolução transcendem e ultrapassam os muros da indústria em si, afetando outros segmentos.

Agora, seguem os princípios para o desenvolvimento e implantação da Indústria 4.0 que definem os sistemas de produção inteligentes que tendem a surgir nos próximos anos: capacidade de operar em tempo real; virtualização; descentralização; orientação a serviços; modularidade.

Com base nos princípios acima, a Indústria 4.0 já é uma realidade que se torna possível devido aos avanços tecnológicos da última década, aliados às tecnologias em desenvolvimento nos campos de tecnologia da informação e engenharia. Os principais pilares: Internet das Coisas (IoT), Big Data Analytics e Segurança.

 

Conclusão

Hoje, o papel da TI aplicada à Logística é decisivo. As empresas estão cada vez mais adotando sistemas avançados, como WMS, TMS e uma série de aplicativos satélites que, somados, criam um ecossistema poderoso de ferramentas e informações para a gestão da informação e da cadeia logística.

A cadeia de suprimentos está cada vez mais complexa com fornecimento internacional, cadeias de longa distância e um grande foco em resposta rápida e controle de custos. As habilidades de TI são cada vez mais um requisito para trabalhar com essas questões.

Tudo depende do nível de integração logística, mas são sempre críticas para o seu sucesso, devido à necessidade de integrar sistemas diferentes. O desafio é bastante alto e o processo de TI, basicamente, ditará o resultado. Não há integração logística sem TI.

Claro que existem muitos outros fatores, como treinamento, bons procedimentos, suporte de gestão e, principalmente, pessoas. O capital intelectual é fundamental nesta transformação, mas inclusive esses elementos podem e devem ter seu papel potencializado pela TI.

O capital intelectual é a soma de tudo o que um indivíduo sabe. Em termos organizacionais, o maior patrimônio de uma organização são as pessoas, ou seja, são os conhecimentos que elas trazem em suas mentes.

Este capital intelectual não é físico e não pode ser visto, mas está transformando rapidamente o mundo dos negócios. Isto significa que ter as pessoas certas e saber aplicá-las, mantê-las, é vital para as organizações de hoje e de amanhã.

A revolução tecnológica na logística é um caminho sem volta, cujo impacto vai além das áreas de tecnologia e telecomunicações. Esta é uma revolução global que molda a forma como as pessoas interagem com o mundo, da vida pessoal aos negócios.

As demandas e exigências dos clientes aumentam, obrigando fornecedores a migrarem para um modelo digital de negócios. Sendo assim, a verdadeira Revolução 4.0 é uma revolução cultural e de modelo de negócios.

Novamente, a base desta quarta revolução é tecnológica, mas mais do que tecnologia, é preciso mudança de modelo mental, de negócios e cultural.

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