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Publicado em: 2 de outubro de 2020
Categorias: Dicas, Agronegócio
As Vantagens da Logística Integrada
Fonte: Portogente
A logística integrada gera uma maior eficiência para as empresas, além de muitas vantagens que podem ser redução de reforços e gatos desnecessários, redução de lead-time e aperfeiçoamento da cadeira de suprimentos, com a otimização do processo e com a sua integração é possível fazer mais com menos.
O que é Logística Integrada?
Para começar, vamos entender o que está relacionado a logística integrada de uma forma simplificada é uma ferramenta de gerenciamento, para agregar valor aos serviços prestados, muitas empresas hoje em dia lidam com a logística como um pilar essencial para definir suas estratégias competitivas.
Para alguns autores como Bowersox e Closs (2001), entendem que logística integrada é o vínculo entre a empresa, clientes e fornecedores. Como tudo é informação, elas se transformam em vendas e pedidos na empresa, e com isso modificam os planos de compra e de produção.
Para uma empresa, o desempenho interno dos materiais e informações não são suficientes, logo, é necessário que se integre seus clientes e fornecedores, isso é chamado de gerenciamento da cadeia logística.
A logística deve ser encarada como um sistema, desta forma poderá ser gerenciada de forma integrada, se pensarmos como um sistema funciona logo vem que para o funcionamento correto dele todos os componentes devem estar funcionando juntos de um modo uniforme.
Com a logística integrada, deve acontecer da mesma forma todo o processo tem que estar ligado para satisfazer seus clientes, até porque o lema da logística é o ‘’Just in Time’’ no tempo certo, na hora certa, e no momento exato.
Lembrando que a integração deve ser de toda a cadeia logística, desde a produção até a entrega do produto final para seu cliente, não podemos esquecer dos fornecedores que são o pilar essencial da cadeia produtiva.
Para que isso, seja efetivo a condenação entre clientes e fornecedores, para atingir isso é necessária uma estrutura organizacional dos processos, buscando assim o desempenho estratégico, das atividades logísticas para se tornam mais competitivo.
Logística Integrada: modelos de estrutura organizacional
Há dois modelos essenciais, um deles torna tudo um setor único, com objetivo de agrupar as competências, o outro, é completamente diferente esse distribui as atividades em vários setores.
Essa estrutura para a logística integrada, ressalta três tipos de atividades, sendo elas:
Estratégico: representa as decisões e a gestão da logística nas decisões.
Tático: distribuir as metas da empresa e suas estratégias no planejamento logístico.
Operacional: essa está mais ligada as atividades recorrentes da empresa, para a manutenção e principalmente soluções de problemas.
Para alguns autores como Christopher (1997) evidenciava, a necessidade de que esse processo ocorre-se no estilo pirâmide, começando pelo topo, logo, o profissional que esta no comando da empresa deve iniciar o processo estratégico, algumas empresas alcançaram destaque, fazendo o uso de uma mudança estrutural com papeis funcionais e procedimentos implementados, usando como base uma visão de estrutura.
Para Wood (1998), era evidente, que duas atividades eram essenciais para definir o delineamento da logística integrada, sendo elas:
• reconhecimento do ambiente competitivo (a necessidade de ver os comportamentos dos concorrentes, com isso se torna mais fácil dirigir suas ações de forma mais eficiente)
• indicação dos custos e valores da cadeia (a indicação dos custos se torna necessário, assim como, mensurar os valores das suas atividades, fazendo assim, com que a direção das ações seja otimizada)
logo podemos definir, que a cadeia logística busca sempre o equilíbrio de várias áreas diferentes, do processo e das atividades, a busca deve equilíbrio é fundamental para que a demanda e a oferta, metas estratégias e otimização dos sistemas, estejam em um mesmo nível.
As vantagens da logística integrada
Para Christopher (1997), uma forma de aperfeiçoar a integração da cadeia é seguindo algumas linhas de ação, sendo elas, limitar o tempo dos processos, aperfeiçoar a visão da cadeia, e coordenar a logística como se fosse um sistema.
Segundo Bowersox e Closs (2001), é imprescindível que o elemento de análise da logística integrada seja o ciclo de atividades. Essa análise teria como ponto de vista o processo das áreas de interação, e influência nas decisões que deveram ser tomadas no desenvolvimento do sistema operacional.
De modo, que clientes, fornecedores e empresa, estejam integrados através dos canais de comunicação. Determina que para cada pedido, o sistema busque ações e ou atividades para responder aos objetivos inevitáveis por meio de operações do sistema integrado.
Quando pensamos em logística o que vem na mente, de quase todo mundo que conheça ou não é que ela está atrelada a eficiência e eficácia, isso porque essa é uma questão essencial para a gestão logística.
Agora para a logística integrada não poderia ser diferente, essa busca é a chave para se estruturar o ciclo de atividades para a implantação da mesma.
Voltando a Bowersox e Closs (2001), distingue que o aprimoramento da eficiência e da competitividade traz alguns ou ate muitos resultados os principais são: a diminuição de riscos e aperfeiçoar a eficiência do processo, da mesma forma se deve suprimir o trabalho duplicado e dispensável em grandes volumes de estoque.
Isso pode ser um cenário arriscado, lembrando que o estoque não é danoso, a meta principal é ser idealista, buscando fazer cada vez mais com menos até que seja capaz de fazer tudo com nada.
Com a integração, o estoque parado se torna inimaginável, visto que todas as pontas fornecedor, empresa e cliente conectados oferece uma gestão estratégia adequadamente eficiente, para todos os que estão comprometidos no processo.
Logística integrada: rede de valor
A tecnologia hoje em dia é estritamente necessária para todas as áreas para a logística integrada não poderia ser diferente, como já foi observado, para uma gestão eficiente ela será muito importante, atuando de modo a conectar as pontas do processo.
Com a tecnologia a troca de informações e a interação se torna mais fácil, tornando o processo menos custoso, além das vantagens de comunicação mais eficiente e rápida.
Sendo assim, pode se chamar rede de valor concedendo mais aproveitamento da tecnologia da informação, oferecendo uma maior organização concedendo valor.
Na operação o sistema de informações é indispensável, além de ser crucial para que a operação seja a mais eficiente possível, limitando assim os custos, otimizando os recursos, acrescentando maior capacidade para as operações.
O uso da tecnologia da informação pela empresa possibilita e resulta, em duas coisas, sendo elas, a procura por aprimorar o desenvolvimento organizacional, logo, isso retrata a coordenação dos dados e informações da empresa.
Além disso, temos o crescimento da produtividade com o uso dos sistemas que auxiliam na tomada de decisão e no gerenciamento estratégico.
Para que a tecnologia seja uma aliada e não opositora, é necessário investimentos em sistemas de informação, hoje em dia cada vez mais, as empresas devem sempre estar conectada as novidades e avanços.
Sistema de Gestão Integrada – SGI
“O Sistema de gestão Integrado é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, forma um todo unitário com objetivo determinado e realiza sua função com eficiência, alcançando resultados concretos.” (certificadora)
Como o próprio nome já diz, o seu objetivo é prover a integração de componentes de um modelo de gestão eficaz, que seja capaz de ser incorporado a outros requisitos de gestão, como já foi explicado esse sistema é a chave da gestão integrada.
Sua organização é similar e pode até ser incorporada num único modelo de gestão, a estrutura segue o modelo no ciclo P (plan), D (do), C (check) e A (act), partindo da proposição em estabelecer uma política de gestão.
De modo a analisar e aperfeiçoar o sistema de gestão, evidênciando as atividades de verificação, auditoria e ações de correção e prevenção, objetivando o aperfeiçoamento do desempenho do sistema de gestão.