• 15.01.2021
  • Dicas

A importância da logística integrada

A importância da logística integrada

Fonte: Administradores.com

O nome já diz tudo: integrar a logística ao sistema de gestão da empresa é um processo fundamental para quem trabalha no e-commerce e deseja otimizar processos de trabalho e evitar erros com seus clientes. As marcas buscam estabelecer conexões próximas e gratificantes aos consumidores, e engana-se quem ainda pensa que o melhor preço é quem efetiva as vendas. Além da reputação da loja, o prazo de entrega é fator determinante. Neste artigo, saiba mais sobre o processo de logística integrada, seus benefícios e como funciona na prática.

O que é e como funciona a logística integrada?

A logística integrada nada mais é do que controlar o fluxo logístico de maneira integral junto com a gestão do negócio. Desde a origem do produto com os fornecedores até a entrega ao cliente final, tudo faz parte deste processo. Quando a logística é integrada, os processos internos do negócio ficam alinhados e a comunicação entre os setores permanece integrada, aumentando a assertividade do negócio.

Otimizar processos e resultados integrando processos e departamentos da empresa pode ser a definição do termo logística integrada. Ou seja, na prática, a logística integrada trabalha com a união entre as áreas, para garantir mais agilidade e praticidade nas operações. Desta forma, o empreendedor passa a compartilhar as informações e tomar decisões mais assertivas para o negócio. É um ciclo virtuoso onde a interligação dos setores e a unificação das informações passam pelo mesmo sistema.

Confira os principais benefícios da logística integrada:

Além da organização dos processos internos e tudo o que envolve a separação e entrega do produto, a logística integrada abrange desde o processo de compra do cliente. Ou seja, o controle e o fluxo de produtos em estoque, embalagem e entrega é sempre monitorado pela logística. E através de um sistema de gestão, é possível acompanhar as atividades de uma ponta até a outra: do momento em que o fornecedor libera os produtos até a entrega ao cliente final.

Esta organização interna também representa uma melhoria nos índices de produtividade e nas atividades operacionais, inclusive nos processos de logística para e-commerce. Seguem outros benefícios:

Organização do fluxo: Quando a entrada e saída de produtos e matéria prima ficam controladas no ERP, o fluxo mantém-se organizado. Isso evita desperdício e ameniza o excesso de estoque. Também é importante fazer o controle dos prazos para as chegadas dos itens no tempo ideal. Dessa forma, é possível garantir a qualidade em todo o processo, como a saída da mercadoria nos centros de armazenagem e transporte.

Mapeamento dos pedidos: A logística integrada proporciona também ao empreendedor mapear as demandas e os pedidos do consumidor. Para que os processos logísticos façam sentido, entender o fluxo é importante para entender o perfil do seu consumidor e atender da melhor forma as particularidades desse público.

Transporte e distribuição: O trânsito da mercadoria é capaz de agregar valor aos seus serviços, assim como um diferencial competitivo para a sua empresa. Por isso, é fundamental ter um planejamento de entregas e distribuição. Desde o cuidado com a agilidade e qualidade do transporte, assim como as rotas e dos prazos para as entregas da mercadoria, em todo o processo de jornada de entrega do produto.

Sistema de gestão ERP para logística integrada: Manter a operação logística integrada é possível com a utilização de um sistema de gestão ERP. Desta forma, é possível controlar os processos de maneira dinâmica, eficiente e integrada com outros departamentos da empresa.

Integrar as áreas torna a rotina de trabalho mais fluida, beneficiando todos os elos envolvidos. Através do ERP integrado aos processos logísticos, é possível criar um planejamento eficiente, fazer cotação de preços e prazos de frete, controlar a entrega de produtos e otimizar o tempo.