• 25.06.2020
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A importância da operação omnichannel para a logística comercial

A importância da operação omnichannel para a logística comercial

Fonte: PortoGente

Desde a última década, o uso de tecnologias móveis em todos os aspectos de nossas vidas segue uma tendência crescente. Hoje, é impossível pensar em modelos de comunicação que não sejam abrangentes e imediatos. E, assim como existem várias vias de interação, o setor de logística – que exige rapidez e eficiência – está cada vez mais se adaptando aos modelos de comunicação que utilizamos e já integrou tais ferramentas em alguns de seus processos.

Parte dessa evolução se reflete no que conhecemos como omnichannel, um termo que é bastante conhecido no mundo empresarial e que foca no serviço e na experiência do cliente. O omnichannel é o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação com o público. Ao adotar essa estratégia, o objetivo é promover um relacionamento melhor com o público e explorar todas as possibilidades de interação dos canais do negócio.

Ao pensarmos em uma ferramenta com esse conceito, a primeira coisa que devemos entender é justamente o foco no cliente, sejam eles indivíduos ou empresas: ele é o principal eixo de comunicação em todos os canais disponíveis de uma empresa e, com base em seus perfis, a marca se alinha ao objetivo de proporcionar-lhe a melhor experiência possível.

É essencial entendermos que, embora hoje em dia se fale muito em omnichannel, é algo que ainda está em processo de implementação prática. Em outras palavras, todo mundo quer ser, mas poucos sabem o que ser omnichannel implica, como mostra o estudo Grau de Desenvolvimento do Omnichannel no Setor de Varejo, preparado pela Prodware. O estudo afirma que 49% dos varejistas analisados não propõem as mesmas condições de venda em todos os seus canais.

Para que uma empresa tenha esse modelo de negócio, o primeiro passo é garantir que os canais de comunicação tenham caráter homogêneo para que o cliente tenha o mesmo tipo de interação em cada um deles e não uma experiência segmentada, como ocorre no multicanal. Isso, em termos de logística, permite que um cliente faça um acompanhamento eficiente e em tempo real de um produto ou serviço sem precisar alterar o meio de comunicação.

Por exemplo, se uma loja tem um site, blog e perfis nas redes sociais e mensagens diferentes em cada uma dessas plataformas, a experiência não será homogênea.O omnichannel é capaz de oferecer um modelo alinhado e consistente para todos os canais de uma empresa.

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